7.10.13

Programa Bairro Novo

                                                  Foto de Thiago Loureiro
IMG_6028.JPG

     Uma comitiva acompanhou o prefeito Nelson Bornier e o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, no último sábado (05), durante o lançamento do Programa Bairro Novo em Nova Iguaçu. Bornier e Pezão foram recebidos em clima de festa nos bairros Parque Todos os Santos e Elmo Braga, onde anunciaram que as obras na região iniciam nesta segunda-feira, dia 7.
       Acompanhados da vice-prefeita Dani Nicolasina; secretária Municipal de Obras, Carla Neves; chefe de gabinete, Eduardo Gonçalves; secretário Estadual de Obras, Hudson Braga; do subsecretário de Urbanismo Regional e Metropolitano, Vicente Loureiro, dos deputados estaduais Rosangela Gomes e Luiz Martins; do diretor da Região Metropolitana da Cedae, Marcello Motta e de vereadores, Bornier e Pezão informaram para a população sobre as intervenções que serão realizadas em 15 bairros na cidade.
      Obras de drenagem, pavimentação, sinalização, calçadas para pedestres, arborização e acessibilidade para pessoas com deficiência fazem parte do projeto que vai mudar a realidade de 375 ruas. A Cedae irá implantar redes de abastecimento, o que vai acabar com a falta d’água na região. Ao todo, 19 municípios no estado do Rio de Janeiro serão beneficiados, somando R$ 1,2 bilhão de investimento. O Bairro Novo chegará a 2.065 ruas, totalizando 721 quilômetros de extensão.
      De acordo com Pezão, o Programa vai contemplar 70 por cento das ruas da Baixada Fluminense. “Essas obras vão trazer desenvolvimento e empregos. São mais de dois mil empregos diretos e fazemos questão que essas vagas sejam preenchidas por moradores da região. Na segunda-feira vocês já poderão ver máquinas nas ruas”, garante o vice-governador. Os bairros de Adrianópolis, Corumbá, Botafogo, Figueira, Jardim Nova Era, Jardim Pernambuco, Parque Flora e Rosa dos Ventos também serão beneficiados.
     O prefeito Nelson Bornier agradeceu os investimentos em nome de toda população. “Este é um momento ímpar para essa região, que estava esquecida pelas autoridades e nunca recebeu qualquer tipo de investimento. Estamos acreditando que melhorias irão acontecer e graças aos esforços do governo do estado com a prefeitura, teremos a oportunidade de melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou.
       A dona de casa Lucy de Souza comemorou o anúncio das obras. “Vamos parar de pisar na lama. Vai ser maravilhoso. Moro aqui desde que nasci, criei meus filhos e nunca vi nada parecido no nosso bairro”, afirmou ela que vive há 52 anos na Rua Benjamim Azevedo.
Em Elmo Braga, Bornier informou sobre reforma da creche e a construção de um novo equipamento de educação. “É um absurdo, mas temos crianças estudando em Seropédica. É nossa obrigação oferecer ensino fundamental. Vamos acabar com essa falta de oferta de vagas”, disse o prefeito, que foi muito aplaudido pela comunidade.
      No final da tarde, a comitiva de Bornier foi até o bairro de Adrianópolis e anunciou a pavimentação de uma estrada de dois quilômetros, que dá acesso ao Retiro da Cultura Racional. O prefeito também falou sobre a parceria com a secretaria de Educação, para que a escola construída com recursos dos integrantes do movimento, passe a funcionar, oferecendo aulas regulares para alunos da região, onde uma matéria sobre a Cultura Racional seja incluída no programa pedagógico.

Bornier participa de reinauguração de praça

      Na manhã de sábado, Bornier participou da reinauguração da Praça do Rotary Club, localizada no Centro. A atividade contou com a presença do vereador Carlão Chambarelli, líder do governo na câmara, e foi regada de muita emoção. A praça, localizada nos fundos da Paróquia de São Jorge e Nossa Senhora de Fátima, ganhou o nome de Rotariano Hercules Alpino, um dos grandes comerciantes que fez parte da história da cidade.
      Antônio Alpino, filho do homenageado e atual presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu (Acini), agradeceu em nome da família, que estava presente na solenidade. “Meu pai chegou aqui nos anos 60, se firmou como comerciante e constituiu uma família. Temos muito orgulho da pessoa ética que foi. Ele amava essa cidade e passou isso para todos nós”, comentou.
      Bornier destacou a satisfação de poder participar da homenagem. “O senhor Hercules marcou a história de Nova Iguaçu. Falo como cidadão, que acompanhei de perto a sua passagem como comerciante, que cresceu junto com a cidade”, destacou o prefeito.

Nenhum comentário: