10.10.13

Normalistas iguaçuanas discutem políticas públicas na Câmara


      Em mais uma edição do projeto ‘A Escola no Legislativo Iguaçuano: Educar É Lei’, desenvolvido pela Câmara de Vereadores, alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio – Curso Normal - do Colégio Estadual Vicentina Goulart, viveram seu dia de vereador na manhã de hoje (10.10). Com a discussão do projeto que proíbe a venda, para menores, de produtos nocivos à saúde, eles expuseram seus pontos de vista sobre este tema, e sobre outros também. Educação, saúde e saneamento estiveram na pauta. 
     Segundo o diretor adjunto da instituição, Alexsander Ferreira da Silva, que também é professor de Filosofia e Geografia, “é muito importante a participação dos normalistas neste projeto, pois eles serão multiplicadores da informação no futuro e precisam saber sobre a importância da política na vida do cidadão”. A visitação servirá como base de estudo dos alunos, que neste momento estão pesquisando sobre a história de Nova Iguaçu e seu desenvolvimento econômico, social e político. 
      Com o objetivo de esquentar o debate, o vereador Renato do Mercado, que formulou o convite ao Vicentina, formou uma bancada de oposição entre os alunos-vereadores, orientando as perguntas de tal forma que os prós e contras sobre tudo o que foi debatido pudesse ser colocado. O calor da discussão revelou o estudante Gabriel de Oliveira, 16 anos, do 3º ano: militante por natureza, faz parte do Grêmio Estudantil, é representante de turma e faz parte da Ong Movimento Jovem de Políticas Públicas. Neste momento, a organização está monitorando o funcionamento do posto de Saúde do bairro Rancho Fundo. 
      Os vereadores Carlão Chambarelli, Henrique Neves, Dr. Cacau e Giane Jura também participaram do “aulão de cidadania”, expressão utilizada pelo diretor Alexsander para definir o projeto ‘Educar é Lei’. Ele acontece toda quinta-feira, no plenário da Câmara Municipal de Nova Iguaçu. Cada participante recebe um kit contendo uma Constituição Federal, um dicionário da Língua Portuguesa e um exemplar do Regimento Interno da Casa, além de um lanche. A escola que queira participar pode agendar um horário pelo telefone 2667-4124.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: