12.2.09

Release da Câmara

A Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu enviou o seguinte release:

"Saúde muda de comando e denúncias não são respondidas

Pela terceira vez, o secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu não comparece à convocação da Câmara de Vereadores para prestar esclarecimentos sobre a situação do sistema de saúde na cidade. Segundo o presidente da Comissão de Saúde, vereador Wilson de Carvalho (PSC), quase todas as 39 unidades particulares, entre clínicas, hospitais e laboratórios, que prestam atendimento em convênio com o SUS, estão com seus repasses atrasados desde julho de 2008. "O governo federal envia o dinheiro, mas a prefeitura não paga as conveniadas", denuncia.

Segundo o vereador Fernando Cid (PCdoB), "o Instituto Oncológico está enviando cartas para os pacientes dizendo que vai fechar as portas e não poderá mais realizar o atendimento". Cid considera terrorismo o que o Instituto está fazendo com os pacientes, muitos em estágio terminal. "Todos os conveniados deveriam estar aqui neste momento (nenhum representante compareceu à audiência) e juntos com os vereadores decidir as medidas judiciais cabíveis contra o Executivo, e não pressionar os doentes".

O vereador Marivaldo Amorim (PTdoB) acredita que precisa haver uma intervenção na saúde de Nova Iguaçu. "É uma calamidade nossa situação. Hospitais estão fechando e funcionários estão trabalhando sem receber", lamenta.

Desde ontem, a cidade conta com novo secretário de Saúde: Marcos Oliveira de Sousa, ex-diretor do Hospital da Posse. Em ofício enviado à Câmara, disse não poder comparecer à audiência por "ter assumido o cargo há menos de 24 horas e não ter informações sobre os programas desenvolvidos nesta secretaria". Walney Rocha, que era o secretário até a última segunda-feira (09/02) (ele foi nomeado secretário de Obras Públicas ontem), também enviou ofício onde diz que "nosso comparecimento não atenderá aos anseios deste Colendo Parlamento que busca melhorias e metas na saúde pública de Nova Iguaçu".

- Estas pessoas estão de brincadeira com a nossa população. Estive no gabinete do novo secretário hoje (11/02), mas ele não quis me receber. Onde estão os R$ 2 milhões que a prefeitura recebe todo mês para pagar as clínicas? – perguntou, indignado, o vereador Anderson Santos (PPS).

O presidente da Câmara, vereador Marcos Fernandes, marcou para o dia 18 de março a nova convocação do secretário. "Quero agradecer a presença de todos, principalmente dos membros do Conselho Municipal de Saúde e da Federação das Associações de Moradores. Podem ter certeza que esta Casa não ficará calada diante de tantas irregularidades", afirmou".

3 comentários:

silva disse...

EM RESPOSTA AO VEREADOR FERNANDO CID .ME DIZ UMA COISA AS CLINICAS VAI COBRAR DE QUEM A DIVIDA SE QUEM DEVE E A PREFEITURA VCS E QUEM TINHA QUE IR DIRETO AOS SENHOR LINDINHO COBRAR DELE OS REPASSES DAS CLINICAS E NAO CHEGAR A ESTE PONTO QUE CHEGOU VCS SAO OS PRIMEIROS CULPADOS DISSO TUDO ACONTECER NO ANO PASSADO VCS VOTARAO TUDO QUE ERA M DELE E AGOA VAO FAZER OK VAO CONTRA AS CLINICAS QUE ESTAO AMEAÇANDO OS PACIENTES TEM E QUE AMEAÇAR MESMO PRA VCS TOMAREM VERGONHA NA CARA E COLOCAR ESTE PILANTRA NA CADEIA AONDE ELE DEVIA ESTA A MUITO TEMPO

silva disse...

o vereador marivaldo fala que deve ter uma intevençao na saude porque nao vez antes esperou acontecer estas merdas toda para pedir ou tentar ter uma intervençao vc tambem e culpado disso tudo foi anos que vc ficou na teta da vaca so ganhando e nao fez nada pelo povo que votou em vcs cade o remedios que foi denunciado e que estava se estragando no galpao no tempo que a marli era secretaria de saude nao deu em nada vc ela e os outros tinha e que ir preso sair da camara num camburao vc nao tem vergonha no que esta falando [ter intervençao ]

biel disse...

valeuuu silva o pior dessa raça eo imundo do Marcos fernandes que chamou o povo de vila de cava de porco ,porco e ele eo barrao velho do pai dele que quando vereador nunca fes nada, esse safado ano passado mamava nas tetas agora eo moço bom ,comprou quase todas ediçoes do jornal hora h na epoca que chamou o povo de porcos,a casa desse cara era jornal ate o teto ,ele vai passar um bom tempo sem compra papel higienico.