28.9.07

Nada mudou

Por Claudia Maria

Vai sair no Tribuna da Região. Vale conferir

A Política através dos tempos

Para entender um pouco mais sobre como a política é pensada por nossas cabeças de Terceiro Mundo, separei alguns trechos do livro Vila dos Confins de Mário Palmério que fazia uma análise, com nomes fictícios, é claro, da política. Lá pelas tantas ele coloca a fala de um político: “Veja como tudo tem mudado: nas eleições passadas, nós nos aliamos aos democratas para vencer os liberais; nas últimas, nos unimos aos liberais para derrotar os democratas; agora, o boato é que os democratas estão se aproximando dos liberais para acabarem com a gente… nessa confusão toda, sobram apenas os mais duros, que ninguém é bobo de fazer casa com tijolo ruim”.
A fala é do candidato a deputado. Palmério não para por ai. Vale a pena conhecer mais alguns trechos dessa obra: “Para velhaco, velhaco e meio. Em conversas particulares, combina uma coisa com o secretário e outra com o deputado, garantindo apoio de ambos. Tapearia os dois — ficariam queimados com ele, brigariam, mas depois tudo passava. Política era aquilo mesmo... valha quem valha, só é respeitado quem tem poder – não é essa a lição?”, continuava personagem de nosso escritor.
Mas, bem próximo às eleições, o velhaco personagem parecia perceber que perderia as eleições mesmo com todas as suas tentativas. Então, lança mão de um plano que considerava infalível. “Vendo a situação de seu partido degringolar, põe em prática um plano mirabolante: simula um atentado — coisa comum naqueles tempos de coronéis e jagunços. Com ajuda do tio, embrenha-se na mata, obstrui a estrada derrubando uma árvore, estaciona o carro e atira várias vezes de carabina contra o painel e a lataria. Entra no automóvel alvejado, corre para a cidade vizinha, aciona a polícia, presta depoimento relatando detalhes da "tocaia" e faz com que o caso alcance proporções nacionais, envolvendo o Governo Federal, repercutindo na imprensa e, evidentemente, constrangendo os liberais — automaticamente acusados de armar o atentado”.
Tenho certeza de que essas passagens parecem familiares até ao menos atento eleitor. Pois bem. O livro de Mário Palmério foi publicado no ano de 1956. A cidade citada por ele era a fictícia Vila dos Confins. Como podemos ver, pelo jeito, as coisas não mudaram. Se aliar a um partido e mudar logo depois, enganar até os aliados e ainda simular um atentado para parecer vítima é coisa muito recente em nossa memória quando falamos da política em nosso país. Se desde 1956, depois de tanta coisa, inclusive um golpe militar, não mudamos é porque alguma coisa está errada.

Ele quer o diretório estadual

Por Claudia Maria

Como diz meu amigo Almeidinha, rumores dão conta, de que vem por ai uma briga interna no PT (mais uma). É que um segmento quer levar o nome do prefeito general da República iguaçuana, Lindberg Farias, para o disputar a presidência do diretório estadual. Até ai, nada demais. Isso pode deixar a super secretária Marli Freitas na maior saia justa. Seguidora cega de Lindberg, ela é também muita amiga do atual presidente Albertinho Cantalice. Entre o amigo e o mentor com que será que ela vai ficar?

Governo não aparece em audiência

Por Claudia Maria

O presidente da Previni, Gustavo Falcão e a Secretaria Municipal de Fazenda, Maria Helena, não compareceram à audiência pública convocada para ontem na Câmara de Vereadores. Ele alegou compromisso e ela motivos de saúde. Mas, Falcão enviou para a presidência da Casa, documento dando conta de que a cobrança feita por ele ao prefeito Lindberg Farias de aproximadamente R$ 5 milhões, é por multa, juros e correção na demora do repasse que deve ser feito mensalmente a Previni. Falcão diz ainda, no documento, que isso vem acontecendo desde 2002. Advogados presentes ao encontro disseram que isso caracteriza improbidade administrativa, uma vez que o dinheiro é descontado mensalmente dos funcionários. O advogado Wanderlei Suppo, procurador aposentado da Prefeitura, enviou uma série de perguntas, por escrito, ao presidente da Previni através da presidência da Câmara. Wanderlei esperava fazer as perguntas pessoalmente, mas já que não pôde elas serão enviadas, pelo presidente Marotte, a Falcão. Vale lembrar que a prática de não comparecer para dar explicações em público é muito utilizada por esse governo. Ofícios e pedidos de informações também são ignorados solenemente na República de Lindberg. O antigo "cara pintada" parace ter gostado de usar tintas e acabou ficando com a cara suja.

Barraco

Por Claudia Maria

O barraco foi geral na Secretaria Municipal das Cidades da Prefeitura de Nova Iguaçu na última quarta-feira. A confusão aconteceu por volta da 10h30 entre o secretário Adjunto Mauro Simões e uma assessora especial da secretaria. Contam que ele ficou muito nervoso depois de acreditar que ela teria "batido o telefone na cara dele" durante uma conversa. Testemunhas contam que Simões estava descontrolado. Aos gritos de "você não podia fazer isso comigo", ele segurava a moça pelo pescoço e batia com o rosto dela no peito dele e ainda lhe deu uns empurrões. O caso foi parar na Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (Deam). Para quem acompanha esse governo desde o início, isso não é novidade. Muitas pessoas já acompanharam discussões de várias pessoas com o próprio prefeito, demonstrando que o que falta nesse governo é autoridade. "Casa que não tem pão, todo mundo e ninguém tem razão".

20.9.07

Impressionante

Gente, estou surpreso como a notinha sobre o chefe-de-gabinete da secretaria de Saúde mobilizou tanto o meu e-mail. Alguns comentários foram postados, outros vieram direto para o meu e-mail. Confesso que estou que não espera tamanha repercursão. Valei-me Deuz!

19.9.07

A tempo

Este Blog nada tem a ver com a crise, tá. Só estamos noticiando quase que de forma on-line.

É, né

O caldo vai entornar mesmo, ao que parece. Uma das cabeças comunistas já está pensando em coletar assinatura contra... o chefe-de-gabinete.

Articulando

Como dissemos momentos atrás, parte da militância orgânica do PCdoB promete dar um grito no ouvido do prefeito. Embasados na frase "ou ele ou nós", o cargo do chefe-de-gabinete da secretaria de Saúde já está sendo alvos dos comunistas, que neste exato momento estão usando os celulares para montarem o corrente em favor da funcionária dispensada da cooperativa.

Ps. Nos telefonemas estão dizendo que até o direito trabalhista da menina lhe foi negado. Não será surpresa se a bandeira da foice e do martelo tremular, nos próximos dias, condenado o ato da Prefeitura em pleno manifesto no Calçadão. O discurso será: aliados, sim. Mas subservientes, não! Xiiii

Coisas e loisas

"O dia do benefício é a véspera da ingratidão". Esta frase, de autoria do político falecido Ulisses Guimarães, vai ser lembrada por Cátia Grifo, na primeira oportunidade que encontrar o prefeito Lindberg Farias. Ela vai lembrar que durante a campanha, lá nas bandas do Km-32, colocou a vida em risco para fazer a campanha de Lindberg. Dirá, ainda, coisas e loisas ao Lindinho. Essa caso vai dar "pano para a manga".

Crise

Diz o ditado que "entre a Bíblia e o Capital prevalece o Diário Oficial". Há poucos minutos atrás estourou uma crise na secretaria de Saúde. Uma ação tomada pelo chefe-de-gabinete secretaria de Saúde vai jogar parte da militância do PCdoB contra o prefeito Lindberg Farias, com direito a discursos raivosos e dedo em riste. A demissão de uma funcionária vai provocou abalos na relação dos comunistas com o prefeito. Pior ainda, o caso vai virar um problema que poderá abalar até mesmo o PCdoB. Parte mais orgânica da militância promete criar um quiproquó interno danado. Até o presidente do partido, Luiz Henrique Ribeiro dos Santos, saiu cuspindo marimbondos da secretaria, dizendo que o PCdoB enquanto instituição, foi desrespeitado por um servidor que ocupada apenas o segundo escalão do governo. Cátia Grifo, outra que não fez segredos e chegou a esgoelar-se em desabafos nos corredores da secretaria, também disse que não vai engolir esta ação. Promete criar um melelê danado nos próximos dias. Em suma, a decisão tomada pelo chefe-de-gabinete da secretaria de Saúde vai repercurtir até na reunião do Conselho Municipal de Saúde, amanhã, com direito até mesmo denúncia, que apesar de estar prevista, o tom será mais grosso.

Aliás, serão duas denúncias apresentadas.

18.9.07

Mais protestos

Por Claudia Maria

Os servidores de Nova Iguaçu, cansados de protestar em frente à sede da Prefeitura, resolveram apelar para os vereadores. Estiveram hoje (terça-feira) protestando com faixas e cartazes durante a sessão. Com isso, tentam sensibilizar os vereadores para sua luta. Eles reivindicam que o prefeito Lindberg Farias cumpra a promessa de campanha de implantar a lei 709, de Plano de Cargos e Salários. Considerando que o prefeito parece ter se esquecido totalmente do que prometeu, os servidores parecem não ter muitas chances. Resta saber se a maioria dos vereadores vai continuar cuidando dos próprios interesses ou vai resolver agir como manda a Constituição e representar o povo para valer.

17.9.07

Manifesto

Na próxima sexta-feira, dia 21, é o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Neste dia, está programado um manifesto feito por pessoas com deficiência, que acontecerá às 10h na Praça Ruy Barbosa. O evento está sendo oganizado por algumas instituições, entre elas o Conselho Municipal da Pessoa com Deficência. Neste dia, através de uma carta que será entregue ao prefeito Lindberg Farias após uma marcha que se seguirá pelo Calçadão até à Rua Dom Walmor, chegando à Prefeitura, cobrando do prerfeito uma ação para humanizar a urbanística da cidade. Em um panfleto, questões como o excesso de barracas nas ruas, calçadas irregulares, poluição sonora e toda uma sorte de elementos que dificultam à acessibilidade serão escritos no panfleto. Este material será entregue também aos lojistas, sobretudo nas empresas que não têm rampas em suas entradas. Além deste manifesto, outro ato inusitado está sendo preparado por lojistas que querem a diminuição de camelôs nas ruas. Eles pretendem fazer o mesmo que fizeram no governo Paulo Leone, uma semana antes de Leone ter sido cassado pela Câmara. Querem fechar as portas durante o dia em manifestação a isso.

12.9.07

Mais cargos

Por Claudia Maria

Hoje a maioria dos vereadores da Câmara de Nova Iguaçu aprovou a criação dos 53 cargos que já foram citados nesse blog. Mais uma vez, os vereadores fizeram "tudo o que o seu mestre mandar", sem se preocuparem com a sociedade.

Ânsia de vômitos

Há poucos houve agressões em pleno Senado do Brasil. Como se sabe, o Senado é chamado de “Casa da Experiência”, por reunir, quase em sua maioria, políticos de longos anos de carreira – isso para alguns – ou militância política – nos outros casos de homem investidos do espírito republicano. Isso aconteceu em razão do STF permitir que 13 deputados pudessem acompanhar a sessão que decidirá a cassação ou não do senador Renan Calheiros (PMDB). O tumulto, se não revela, pelo menos indica a qual ponto está chegando as nossas instituições e a forma como está cada vez mais denegrido o comportamento político de alguns homens públicos desta Nação. Olha que estamos falando da cassação do presidente do Congresso Nacional.
Homens de espírito público e republicano, como os senadores Pedro Simon (PMDB) e Jefferson Peres (PDT) já alertavam que a permanência de Calheiros na presidência do Senado poderia causar graves danos à imagem da Casa. Alertaram por diversas vezes, mas de nada adiantou.
O episódio envolvendo a agressão do deputado federal Fernando Gabeira (PV), atingindo o senador e vice-presidente da Casa, Tião Viana (PT), além do golpe chamado de “gravata” dado pelo deputado federal Raul Jungmann (PPS) em um dos seguranças, é senão a imagem mais rasteira – e verdadeira - da forma com a política está sendo tratada no Brasil. Não que os deputados, ambos reconhecidos como homens como pessoas ponderadas, sejam culpados por todo incidente. Falo dos motivos que resultaram em tal acidente. Vejamos:
Um presidente acusado de trair a esposa e manter ter um filho com a amante, para jogar um manto de silêncio para acoberta a sua “pulada de cerca”, teria recorrido a um lobista de uma empreiteira para apagar tal incêndio. Depois, ainda sob suspeita, este mesmo senador fala da “Mesa Diretora” – o Regimento não permite isso – suas explicações, sem sequer ter sido aparteado por outros senadores, tornado aquela sessão o silêncio do Brasil diante de um homem acusado de tais crimes. Não obstante, este mesmo senador, logo depois, é denunciado de manter relações suspeitas com algumas empresas, inclusive falsificação de notas fiscais. Ora! Mesmo diante de tal quadro e com quatro representações no Conselho de Ética da Casa, esse mesmo homem continuou investido no cargo de presidente do Congresso Nacional, cargo que ainda ocupa e ocupará caso não seja cassado. Para botar mais lenha nessa história que é uma aberração para o Brasil e para o povo brasileiro, descobre-se que o Regimento da Casa permite uma sessão secreta com votos fechados. Ou seja. O povo brasileiro não pode acompanhar o que está para acontecer com um dos homens que ocupa um dos mais importantes cargos das instituições brasileiras. Pior ainda: homens eleitos pelo voto democrático também tiveram que recorrer ao STF para conseguirem ver a sessão. E, quando conseguem, são encarados pelos seguranças da Casa, colocando em cadeia nacional a verdadeira imagem da política brasileira. Ânsia de vômitos!

Trem da alegria

O governo Lindberg Farias enviou uma mensagem à Câmara pedindo para criar 53 cargos para Cositran. O interessante é que essa secretaria teve concurso público. Isso cheira, na verdade, a "boquinhas eleitorais 2008".

11.9.07

República de Nova Iguaçu

Por Claudia Maria

Essa é do radialista Gabriel Barbosa: "Se o prefeito Lindberg quiser, os vereadores mudam qualquer coisa, até a data do dia de Natal, por exemplo. Se o prefeito mandar a bancada do governo assina lei mudando de 25 de dezembro para qualquer dia do melhor agrado do prefeito". Em que ponto chegamos!

É bom lembrar que a bancada do governo votou no final do ano passado, sem ler, cinco mensagens em regime de urgência mandadas pelo prefeito. Entre elas estavam o aumento do valor da taxa de iluminação pública e de impostos.

Absurdo

Por Claudia Maria

Vereadores da Câmara de Nova Iguaçu da bancada do governo, se preparam para votar a criação de mais ou menos 100 cargos no governo. Eles estão tentando a façanha desde a semana passada e ainda não conseguiram. Hoje vão tentar novamente. A tropa que resiste a tirania do governo do general Lindberg, apenas seis vereadores, promete reagir.

Xiii!

A Unidos da Tijuca não tem mais como enredo a cidade de Nova Iguaçu. É que o patrocínio de R$ 400 mil à nescola não aconteceu. Os responsáveis escolheram outro enredo.

Megalomaníaco

Quando elaborou o seu Plano de Governo, o então candidato Lindberg Farias afirmou - está lá para quem quiser ler - que iria asfaltar todas as ruas da da cidade. Ao vereador Celso Valentim, outro dia, o prefeito disse que ira construir o Shopping Iguatemi (pasmem!) o espaço do Aeroclube. Não bastasse isso, ele também anunciou, com direito a muito alarde, que o BID daria ao município UU$ 115 milhões, o que este blog provou, depois de uma consulta feita pela jornalista Cláudia Maria, que isso não aconteceria em breve. Agora os jornais anunciam que serão investidos em Nova Iguaçu cerca de R$ 571 milhões, juntando os programas que ele acredita que abarrotarão os cofres públicos. Vou fazer apenas uma pergunta: dá para acreditar?

10.9.07

Recado

Por Claudia Maria

Antigos representantes do Movimento Popular já se apresentam como pré-candidatos às eleições de 2008. Até ai nada demais. O interessante é que a maioria deles está com o governo. Não parecem se preocupar nem um pouco com as denúncias de corrupção, com a negativa do governo de prestar contas em audiências públicas, com o uso indiscriminado de cooperativas, com várias farsas montadas pelo governo. Enfim, parece que se esqueceram completamente do passado histórico que tiveram quando protestavam contra essas mesmas coisas mas quando era outro o governante. O mais patético é que quando são questionados apontam com maior argumento de que esse governo é melhor do que os outros pelas obras que está fazendo. Se esquecem de que a população esperava muito mais desse governo do que asfalto de péssima qualidade, maquiagem na iluminação e abrigo de ônibus a R$ 17 mil cada um. É uma pena que tenham jogado no lixo um passado questionador, é uma pena que tenham que mentir para seus filhos, é uma pena que ainda conseguem se olhar no espelho todos os dias sem perceber que a cara pintada de verde e amarelo de ontem deveria estar vermelha de vergonha!

É mole!

Entre os títulos protestados da Prefeitura de Nova Iguaçu, conforme revelou o jornal Tribuna da Região, existe até de valores ínfimos, como um de pouco mais de R$ 8.

É, né

O deputado federal Nelson Bornier (PMDB) já colocou os pés nas ruas. Ele garante que nada impedirá de ser candidato a prefeito, em 2008. Isso deixa Lindberg Farias (PT) errepiado.

Voto contrário

Hoje a cúpula do PMDB do Rio vai se reunir para discutir a aproximação com o DEM. Gente que milita no PMDB histórico já adiantou a este Blog qual será o seu posicionamento. Votará contra. O argumento que ele usará é que César Maia já este no PMDB, mas nunca foi orgânico. Dirá, ainda, que essa aproximação é coisa do deputado Jorge Pecciani (PMDB), que junto com Maia querem ser candidato ao Senado, em 2010, ocasião em que o Rio elege dois senadores. Em suma, dirá que essa aliança é um projeto pessoal e não partidário.

Boato

Por falar em PT, semana passada correu um boato de que o deputado federal e presidente do DEM-RJ, Rogério Lisboa, estaria deixando a legenda para filiar-se ao PT. Tudo não passou de boato.

Dívida

Lindberg Farias declarou ao TRE uma dívida de campanha de R$ 491 mil. Na época, o presidente do PT de Nova Iguaçu, Aércio Oliveira, assinou que esta dívida seria do partido. Em dezembro será feita a eleição da composição dos novos membros do diretório. Em suma: o próximo presidente do PT vai segurar um verdadeiro abacaxi.

5.9.07

Clima quente

Por Claudia Maria

O clima continua quente na Câmara de Nova Iguaçu. Ontem, os protagonistas foram, mais uma vez, Celso Valentim e Xandrinho. Valentim defendia a abertura de mais uma CPI. Essa seria para investigar irregularidades na Previni. Xandrinho saiu em defesa do governo com unhas e dentes e "determinou" que a bancada do governo não votasse. Mais uma vez o grupo de sustenção do governo mostrou que não está interessado em resolver os problemas da população mas sim os próprios. Vamos ver até quando essa prática vai continuar saindo vencedora. É calro, que o caso da Previni será mais um a ir para o Ministério Público.

Morte na Mariana Bulhões

Chegou ao conhecimento desse blog que cinco recém-nascidos teriam morrido na maternidade Mariana Bulhões por infecção hospitalar. As informações dão conta ainda de que até a UTI Neonatal teria sido fechada. Se for confirmada é um problema muito sério já que a maternidade é a única especialista em gravidez de risco na Baixada.

Pesquisa Informal

Por Claudia Maria

Reproduzo aqui matéria enviada pelo colega Del Castilho

Bornier dá goleada em Lindberg

O deputado federal e ex-prefeito Nelson Bornier (PMDB) venceu a enquete popular para Prefeitura de Nova Iguaçu realizada, no último sábado, pela Confraria da Boca Maldita II, no Calçadão da Cidade. Lindberg Farias (PT) ficou em segundo lugar. Dos 628 votos, Bornier recebeu 253 (40%) e Lindberg, 165 (26%).Ainda foram lembrados na consulta, a deputada estadual Sheila Gama, 30 votos (5%); o vereador Cláudio Ciani, 25 (4%); Abílio Maciel (PSOL) e Marcelo Lessa (PR), ambos com 21 (3%); José Renato (PCO), 6 (1%); Carlão (PSTU), 5 (1%) e Cláudio Gerônimo, 3 (1%). Os brancos, nulos e a opção ‘Não Sabe’ receberam 99 sufrágios (16%).A enquete começou às 10h e os votos foram depositados na urna instalada próximo ao Bar Ponto Chic, em frente à Praça Rui Barbosa, local das reuniões diárias da ‘Boca Maldita II. A comissão de apuração formada pelo presidente da BM-II, Maurício Marques, Luiz Carlos Mayhê, Fernando Del Castillo, Jorge Coronel, Valério da Saúde e Augusto Carvalho apurou os votos às 17 horas em clima de paz e com a fiscalização de correligionários dos candidatos.“A experîência foi boa e pudemos sentir a recepção favorável das pessoas. Por isso pretendemos realizar uma outra no final do ano”, informou Maurício Marques. Ao saber da vitória, Nelson Bornier agradeceu aos que o escolheram, mas esclareceu: “A eleição para valer será no final do ano que vem. Aí, vamos ver quem tem mais bananas para vender”.Durante a votação, equipes da prefeitura distribuíram revistas informativas sobre as obras do governo, o que para muitos foi uma maneira de influenciar os ‘eleitores’. “Como é uma enquete popular e democrática, não podemos impedir qualquer pessoa de transitar aqui perto ou votar”, explicou o radialista Fernando Del Castilho, um dos coordenadores do evento.
Repercussão positiva• Apesar do caráter não-oficial da consulta, grupos de moradores de várias regiões do município compareceram ao local e depositaram o voto na urna. Foi o caso do líder comunitário e suplente de vereador do PSC, J. Carvalho, 55, do bairro Paraíso. “Estou aqui com alguns de meus companheiros de trabalho votando e escolhendo o que consideramos o melhor para a cidade. Não é oficial, mas enquetes assim indicam tendências do eleitor. Parabéns pela iniciativa”, disse Carvalho.
Popularidade confirmada• A enquete realizada no último sábado confirma que a popularidade de Nelson Bornier (PMDB) está em alta. Numa pesquisa encomendada pelo Partido Popular (PP) e realizada pelo Instituto Informa entre os dias 22 a 24 de julho, o ex-prefeito de Nova Iguaçu ganha disparado do prefeito atual Lindberg Farias (PT). De acordo com o resultado divulgado pelo Hora H, na edição do dia 1º de agosto, se as eleições fossem hoje, Bornier teria 52%, contra 20% de Lindberg.

3.9.07

Promessa?

Por Claudia Maria

Se formos começar a falar em promessa de campanha do prefeito Lindberg teremos que criar um outro Blog, esse não dá conta. A que mais me chamou atenção na época foi o tal Kit Reboco. Quem se lembra? Ele prometia que pintaria a fachada de casas (não dizia quantas) que estivessem envolvidas em um tal projeto que inventou. Até agora não aconteceu nada. Bem , ainda falta um tempo para acabar o governo então vou mandar um recado para o prefeito general Lindberg: a fachada da minha casa quero com tinta Suvenil!!!

É né

É bem verdade que não é de responsabilidade do município fazer a manutenção da Estrada de Madureira. Porém, o prefeito jogou uma capa de esfalto nela. Hoje, pela manhã, moradores do Km-32 fizeram um protesto em razão da morte de uma criança, na sexta-feira passada, atropelada na via. Já que a Prefeitura pode asfaltar, ela também pode colocar quebra-molas, conforme já pediram os moradores e até agora, nada.

Esquecimento II

É bem verdade que não é culpa do prefeito Lindberg Farias a tragédia entre os trens, em Austin. Porém, ele esqueceu a passarela prometida a criancinha, logo no início do governo. Aliás, essa seria a "primeira obra", conforme ele prometeu logo após sair vencedor das eleições 2004.

Esquecimento

Por falar em construção de casas populares, cadê aquelas para os desbrigados das chuvas de dezembro passado?

Défict

Desde que começou o governo, Lindberg Farias sequer ergueu uma moradia popular. No entanto, há um projeto dormindo no escaninho da Prefeitura, que conta com recursos para construção de 164 casas populares. O triste é que apesar de possuir área para a construção, de possuir recursos para a construção, parece que falta vontade de fazer. Repito: o projeto que já conta com financiamento está dormindo esquecido no escaninho da burocracia.